sexta-feira, 14 de maio de 2010

fim

Difícil pra mim definir essa palavra.



Foi necessário o passar dos tempos para ser capaz de me expressar com alguma precisão. Sem ironia, foi preciso que algo grandioso ganhasse o meu adeus. Fim: Dói. Principalmente quando você queria que fosse apenas uma pausa. As pessoas não entendem o que se passa na cabeça dos outros. Ou preferem não entender, e convivem diariamente com conclusões infantis. Percebe-se que tudo é diferente: Que 'amigos' desaparecem, 'amores' se revelam 'desamores'. Distância, tempo, dinheiro e divergências viram desculpas. Antes preferia as desculpas; agora, a verdade. Não precisa falar, mas de algum modo mostre-a. Eu me posiciono assim sempre. Fim te faz virar a página. Fim te faz ver que algo real nunca existiu. Quando é FIM, é para sempre. Antigamente eu poderia afirmar com total convicção que eu prefiro o FIM que já acabou, não o FIM que ainda está surgindo; que pular lacunas nunca foi o meu forte, mas que era a minha obrigação naquele momento. As circunstâncias eram diferentes, isso explicou tudo. Contudo, depois de um tempo, quando surge o começo de algo novo, você vai passar a entender bem o que falarei agora, então tente pensar como eu penso: Não é questão de algo perder a importância e ser jogado fora. Fim não é necessariamente triste. Você é capaz de fazer com que tudo termine bem; é questão de sabedoria e determinação. Acontece que o fim é necessário, e a dor provocada, citada no início de texto, será esquecida mais breve do que você imagina, dando lugar a sensação de dever cumprido, de amadurecimento. As mudanças provocam isso. Portanto, jamais avise a alguém que um final está próximo. Use o silêncio e o tempo a seu favor. Se uma pessoa não é capaz de ouvir através da falta de palavras, não será capaz de ouvir mais nada. Só mais uma coisa: Cuidado, não coloque um fim no lugar errado. A dor que aí aparecer criará uma prolongação eterna. Tem coisas que nunca vão acabar, não lute contra elas. Aprenda a aceitar o que não pode ser mudado e tenha foco no que já deveria ter acabado, ou você pode não ficar para o final da história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário